Sobre a Revista

Objeto e âmbito da revista
A RIAGE é uma revista interdisciplinar, revista por pares, de acesso livre e indexada pelo International Scientific Indexing (ISI).
• São aceites submissões de artigos em português, inglês, espanhol ou francês, de artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, artigos especiais e/ou relatos de caso. Em casos específicos, também serão aceites protocolos de estudo.
• A revista recebe preferencialmente artigos em que a recolha de dados tenha sido realizada há menos de cinco anos. Os editores avaliarão as exceções caso a caso quando os autores fornecerem uma justificação aceitável.

Periodicidade
A RIAGE - Revista Ibero-Americana de Gerontologia detém uma periodicidade de edição regular semestral:
• 1ª chamada de 01 de janeiro a 01 de junho;
• 2ª chamada de 02 de junho a 31 de dezembro.
• A revista detém igualmente a publicação de cadernos temáticos que poderão ser publicados foram da periodicidade semestral;
• A RIAGE submete-se aos critérios de indexação e de revisão por pares;
• A sua gestão será realizada totalmente numa plataforma digital on-line, sendo conduzida por uma Direção, um Conselho Editorial e uma Equipa Técnica.
• A submissão de artigos reger-se-á por condições de admissão e obedecerá a normas de publicação a divulgar aos autores no seu site.
• Os direitos de autor serão escrupulosamente observadas mediante as disposições legais em vigor.

Diretrizes éticas
A revista RIAGE segue os princípios éticos de transparência e independência editorial. Não serão admitidos artigos republicados de artigos previamente publicados em outras/os revistas/jornais.
Os conceitos e informações publicados nos artigos da RIAGE são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) não refletindo necessariamente a opinião do corpo de editorial.

Política de acesso livre ou por subscrição
RIAGE é uma revista interdisciplina, revisada por pares e de acesso aberto.
Os autores que publicam na RIAGE mantêm os direitos de continuar a utilizar os seus trabalhos para apoiar o avanço científico, o ensino e a comunicação académica.

Processo de revisão por pares
Os artigos submetidos à RIAGE passam por um processo de revisão por pares externos em que nem os revisores nem os autores conhecem a identidade um do outro (revisão duplo-cego).
Todos os revisores são encorajados a declarar que não têm nenhum conflito de interesse antes de participar do processo de revisão por pares. Quando um revisor externo identifica um potencial conflito de interesse, o editor responsável enviará o artigo para outro revisor. Após a avaliação os revisores podem ser tomar uma das seguintes decisões, de acordo com as recomendações disponíveis nas Instruções para Revisores da RIAGE:
i. Aceitar;
ii. Revisão menor necessária;
iii. Grande revisão necessária;
iv. Rejeitar.
• Quando ocorrerem divergências entre as opiniões dos revisores externos, o editor responsável emitirá um parecer como revisor adicional e, quando necessário, poderá consultar outro revisor. Independentemente da decisão, a RIAGE notificará os autores eletronicamente no espaço de 30 dias. O sistema de submissão permite que os autores acompanhem o processo de revisão.

• Aquando necessária revisão os autores devem submeter os artigos revistos dentro do prazo máximo de 15 dias com resposta a todos os comentários fornecidos pelos revisores, com as alterações feitas no texto destacadas com uma cor diferente). Se a RIAGE não obtiver resposta dos autores, a submissão será rejeitada. Os autores devem enviar as respostas aos revisores em arquivo separado do texto principal.

• A decisão final de publicar ou não o artigo fica sempre a cargo da Editora-Chefe. Caso sejam identificadas falhas éticas importantes na realização do estudo ou na divulgação dos dados da pesquisa após a aprovação ou publicação do artigo, os editores reservam-se o direito de aplicar as penalizações necessárias.

• Antes da publicação, os artigos aceitos podem retornar para aprovação dos autores em caso de alterações feitas para fins editoriais e de padronização, de acordo com o estilo da revista.

• Durante o processo de revisão, os editores e revisores avaliarão o carácter inovador, o estado de arte, a metodologia, os métodos utlizados e o impacto. Após a aprovação, todas os artigos serão alvo de um sistema de deteção de plágio por meio de uma ferramenta de similaridade de conteúdo. Os editores avaliarão os resultados individualmente e os resultados serão enviados aos autores com as devidas citações, aguardando o seu parecer antes de definir o ato como plágio, tornando o documento impróprio para publicação (caso aplicável).