Resumo
O conceito de felicidade, devido à sua abrangência e diferentes formas em que pode ser analisado em contexto de trabalho, acredita-se constituir uma ferramenta de gestão valiosa associada a questões de marketing interno. Valorizada de forma adequada, esta ferramenta pode contribuir para uma maior satisfação e compromisso do colaborador com a organização. Esta reflexão aborda a temática da felicidade no trabalho tem como objetivo auscultar práticas que possam constituir-se como contribuintes para a felicidade dos colaboradores em qualquer organização social. Para fazer face a este desafio, foram analisadas quatro práticas de Diretoras Técnicas/Coordenadoras com recurso a uma metodologia descritiva do tipo qualitativa. Os resultados alcançados pelo inquérito via google forms permitiram ainda apresentar através do Wordcloud um conjunto de conceitos fortes que possam constituir-se como pressupostos para práticas mais felizes.
Referências
Macedo, A. (2011). A felicidade no trabalho no âmbito da responsabilidade social empresarial: Uma análise dos relatórios de empresas portuguesas cotadas em bolsa. Projeto de Mestrado em Gestão Empresarial; ISCTE Business School.
Mendes, M. (2015). Felicidade no Trabalho: Estudo em duas Entidades do setor Público. Dissertação apresentada ao ISMT para obtenção do Grau de Mestre em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional; ISMT.
Magalhães, S. (2020). Felicidade no trabalho – proposta de um manual de boas práticas para as organizações. Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Marketing, Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro.
Cartas sobre a Felicidade a Meneceu (2002). Epicuro. Ed. UNESP.
Pequeno Manual para a Vida (2021). Epicteto. Ed. Alma dos Livros.