Ginásio Geriátrico - Proposta de Intervenção
PDF

Palavras-chave

Envelhecimento
Atividade física
Ginásio Geriátrico

Como Citar

Costa, D., Póvoa, V., Fagundes Grande, T. P., & Silva, S. (2023). Ginásio Geriátrico - Proposta de Intervenção. RIAGE - Revista Ibero-Americana De Gerontologia, 3, 84–91. https://doi.org/10.61415/riage.44

Resumo

O envelhecimento é, certamente, o fenómeno biológico mais equitativamente partilhado pelo reino animal e vegetal, ainda que alguns seres vivos envelheçam muito depressa, outros de uma forma muito mais lenta e outros, ainda, pareça não sofrer de senescência. Envelhecer é um facto consumado diariamente a cada minuto que passa. Mas o envelhecimento acarreta muitas vezes para o ser humano múltiplas fragilidades, inerentes ao envelhecimento dos órgãos, das células, e tecidos. A degeneração natural provocada pelo envelhecimento normal e, ou patológico, leva que vários idosos percam muitas das suas capacidades, como as capacidades cognitivas, físicas e até emocionais. Considerando a atividade física como um elemento basilar na velhice, foi desenhado o projeto “Ginásio Geriátrico” pois considera-se fundamental fomentar a sua execução no cliente a frequentar a resposta social de Centro de Dia, de forma a concluir o quão importante é a sua inclusão no quotidiano do cliente.

https://doi.org/10.61415/riage.44
PDF

Referências

Gonçalves, C. (1990). A atitude dos enfermeiros perante o doente idoso (Dissertação do Curso de Administração de Serviços de Enfermagem). Coimbra.

Robert, L. (1995). O envelhecimento – fatores e teorias. Instituto de Piaget.

Santos, P. (2000). A depressão no idoso: Estudo da relação entre fatores pessoais e situações e manifestações da depressão. Coimbra: Quarteto.

Sequeira, C. (2007). Cuidar de idosos dependentes: diagnóstico e intervenções (1ª ed.). Coimbra: Quarteto.

Downloads

Não há dados estatísticos.