Resumo
A presente reflexão crítica consiste numa abordagem genérica aos conceitos de Terceiro Sector e Evolução das IPSS (Instituição particulares de Solidariedade Social) em Portugal. São mencionadas algumas fragilidades e de que forma a IPSS vai conseguindo ultrapassá-las através de boas práticas, por forma a dar seguimento à prestação de apoio na área da Infância com enfoque nos agregados familiares mais desfavorecidos. Todo este processo de gestão, vai de encontro a uma visão mais humana, em que se valorizam os colaboradores em benefício da visão da Instituição, e da sua estratégia, e não de escolhas individuais tendenciosas. Um dos objetivos deste processo de melhoria organizacional passa também por perceber as necessidades de formação e desenvolvimento, no sentido de clarificar quem necessita de formação, quais são as áreas, e quais as competências que necessitam de ser melhoradas em prol da saúde mental dos colaboradores. Os anos de 2020 e de 2021 foram extremamente penosos para as IPSS, que já eram um sector com bastantes dificuldades, e que a Pandemia só veio agudizar e mostrar a dura realidade de uma luta diária em prol da população mais vulnerável. No entanto, conseguiram mais uma vez demonstrar resiliência e ultrapassar os desafios, na prestação de apoio aos mais fragilizados.
Referências
ADiC – Associação de Defesa do Idoso e da Criança de Vilarinho, Lousã. (n.d.). Instituições Particulares de Solidariedade Social: Formas Jurídicas. Retrieved from https://www.adic.pt/Atividades/Solidariedade/IPSS/FormasJuridicas.aspx
Grilo, V. (2013). Da contratação (pública) das Instituições Particulares de Solidariedade Social. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade do Minho para obtenção do Grau de Mestre em Direito Administrativo.
Meireles, M. (2021). Conhecer para melhor intervir – Diagnóstico institucional. Relatório de estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Santarém para obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária.
Névoa, M. (2018). A ação da direção técnica das estruturas residenciais para pessoas idosas: um estudo de caso no concelho de Viana do Castelo. Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo para obtenção do Grau de Mestre em Gestão das Organizações, Ramo de Gestão de Empresas.
Peixoto, S. (2018). Do diagnóstico de necessidades à elaboração de um plano de formação numa IPSS. Relatório de estágio apresentado à Universidade do Minho para obtenção do Grau de Mestre em Educação - área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos.
Silva, S. (2014). Estratégias de sustentabilidade financeira das IPSS. Dissertação de mestrado apresentada à Universidade de Aveiro para obtenção do Grau de Mestre em Gerontologia.